segunda-feira, 27 de outubro de 2008

livres conclusões

falar sobre um assunto tão polêmico é meio complicado, mas achei interessante publicar minha opinião por aqui, já que estou fazendo um trabalho sobre a maconha.
são tantas opiniões, uma mais controversa que a outra, há meios de se chegar numa única forma de pensar, seja a favor ou contra tal liberalização?
aqui no Rio, um candidato à prefeitura desse ano, segundo boatos, afirmou a comercialização caso vencesse. De uma forma geral, pelo menos em meu grupo social, isso gerou um debate meio tenso.
Mas, a questão é: por que a maconha é cada dia mais proibida? E num século de inovações, sejam medicinais, sejam políticas e sociais, qual a causa de tanta polêmica?
A maconha pode ser usada para fins medicinais, ela inibe algumas dores, auxilia no tratamento de doenças crônicas e não causa muita dependência. Seus efeitos colaterais a curto prazo depende de pessoa a pessoa, uns podem ficar numa calma e felicidade plena, outros já podem se tornar agressivos e alucinados. E a longo prazo, o que já seria caso de dependência, os efeitos vão desde a taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), passando por bronquite, cancêr de pulmão e, dependendo de pessoa a pessoa, crises psicóticas.
Acredita-se também, que os efeitos da maconha se desaceleram ao lado do cigarro e do álcool, que provocam mais lesões físicas e psíquicas.
Há países em que há a comercialização legal. Ao meu ver, acho que isso decorre da cultura, da forma de pensar em conjunto e do meio social. Se num país onde a taxa de desemprego ainda é grande, a desigualdade cresce em disparada, onde a falta de informação faz parte do cotidiano de muitas famílias, é quase que impossível se aceitar tal liberalização.
Num certo dia, a professora de biologia nos disse sobre suas experiências com a maconha, e uma coisa que devo realçar (e que já é bem clichê) é que devemos ter a consciência de nossos limites e ter a responsabilidade de nossos atos, já que como ela nos lembrou: "pra toda ação há uma reação", então acho que posso concluir dizendo que somos e podemos ser livres para tomar nossas decisões desde que haja responsabilidade sobre nossos atos, desde que não ferimos as pessoas ao nosso redor e desde que tenhamos a livre consciência do que estamos fazendo.
E respondendo as perguntas acima, acho que o problema mesmo seja o uso errado e ilimitado da droga e o que a mídia mostra, o que seria só os seus contras. Divulgando realmente seus prós e contras, de modo a não favorecer algum dos dois lados, em conjunto com outras ações sociais, acho que esse problema se tornaria mais suave, as pessoas se despertariam melhor para o assunto e não ficariam só num lado da moeda.
Mas, já que o governo não faz isso (não fique à mercê de governantes!!!), faça você mesmo, procure fazer pesquisas, se informe de modo a criar uma opinião mais ampla, você vai ver que não tem nada de tenebroso no assunto, o que falta é informação. ;)
Ah! Eu não pretendo induzir ninguém com esse post, que fique claro. hehehe
E eu nunca experimentei a maconha, nem outra droga que não seja os efervescentes de vitamina C que eu tomo. hehehehe

E hoje recomendo Spirraling do Keane, que já está quase virando hit radiofônico :P
hehehe
bate o/

Nenhum comentário: